O que você pode aprender sobre isolamento forçado com uma mãe solo?

Karoline Siqueira
2 min readApr 3, 2020

--

Boatos de que a mãe solo já passou por essa crise do isolamento forçado (de 1 ou 2 anos) antes. Então se liga nas dicas da mamacita (pra colocar um pouco de humor nos dias pesados):

- Na hora realmente parece que você vai enlouquecer, mas foca no pensamento de que vai passar. Você vai aprender a lidar com novas partes (surtadas) de você e até conseguir rir disso.

- É estranho ser privado das coisas, você encontrará sua criança mimada e ela se manifestará demais ao longo dos dias. Deixa ela chorar, deixa ela sofrer. Acolha, ela precisa de acolhimento e não julgamento. Depois de acolher ela acalma, é sério.

- É. A vida começa a parecer um filme repetido de mau gosto que você colocou na TV e ficou lá preso. Você adorava a ideia de assisti-lo e descansar, mas no final parece que tá tendo mais trabalho (ou desgaste) do que antes. É, meu caro, a ilusão da criança ingenua morre pra todo mundo.

- Sim, você vai mesmo esquecer como se comportar no contexto social; espera só pra ver a hora de voltar pras festas e ficar acompanhada dos questionamentos “não sei nem onde por a mão agora” “gente, como o ser humano é esquisito” “pra que mesmo que a gente vai em festa? beber e conversar? não faz sentido” “que estranho olhar no olho das pessoas” “como é que dança mesmo?”. Boatos de que pra mãe solo esse sintoma dura bem mais, já que a liberdade dela nunca será revivida da mesma forma RISOS.

- A cada surto, vai pro banheiro chorar e lembra de focar no: vai passar. Autocompaixão com as coisas que você não consegue fazer. Não é que você é incapaz ou menos, você apenas está se transformando em um contexto que não é nada perto do que você já pode imaginar um dia (a gente acha que sabe o que é a maternidade, até que descobre rs. Sabe o lance de que a gente romantizou essa experiência quando estudávamos pandemias antigas na aula de história? ENTÃO).

De resto, pensa que se você não tem filhos tá no level fácil. Poderia ser o nível chefão em que você não dormiria durante toda a quarentena, estaria com um recém nascido chorando e uma rotina massante de limpar bosta, cheirar leite azedo e não conseguir nem cagar mais sem carregar um saco equivalente ao arroz de 1kg (e um saco que CHORA MUITO). Força galera, VAI PASSAR e quando passa é só habilidade desenvolvida.

Agora, caso você tenha filhos e esteja também em quarentena: reza pra passar logo e boa sorte!

--

--

Karoline Siqueira

Psicóloga, mãe, escritora. Espiritualidade, autoconhecimento, autorregulação emocional e a maternidade real são meus pilares.